A introdução das novas tecnologias e softwares na educação tem se tornado uma necessidade no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, nem sempre são utilizadas de forma abrangente em salas de aula, por motivos diversos que incluem desde o despreparo de profissionais, a falta de investimentos em infraestrutura nas escolas, assim como ausência de capacitação profissional continuada aos profissionais educadores. Boas iniciativas são aceitas e estimulantes aos alunos, principalmente no que tange aos adolescentes desta geração, que sempre estão conectados e inteirados sobre o uso dos variados softwares e aplicativos. Tratam-se de meios e ferramentas que podem ser grandes aliados nas vivências pedagógicas, colaborando para um maior interesse e, consequente, desenvolvimento criativo nas aulas. O presente artigo, de caráter qualitativo, apresenta uma análise sucinta sobre a utilização do Aplicativo “Curitiba Walk”, em aula de campo (turismo pedagógico) na disciplina de Arte, como aliado no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo que buscou comparar os resultados da atividade entre participantes e não participantes, no intento de analisar a efetividade da mesma no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos são considerados relevantes, já que demonstram que as novas tecnologias são instrumentos estimulantes aos alunos e benéficas para a escola, desde que utilizadas como complementação ao ensino tradicional. Elas são capazes de trazer resultados além dos esperados (no ensino expositivo tradicionalista) e significativos no processo de avaliação. Referidos resultados foram evidenciados após avaliação cognitiva daqueles que participaram da aula de campo, quando comparados àqueles que apenas participaram das aulas expositivas tradicionais.
The introduction of new technologies and software in education has become a necessity on teaching- learning process. However, they are not always widely used in classrooms, for a variety of reasons ranging from unprepared professionals, lack of investments in infrastructure in schools, as well as absence in continuing professional training for educators. Good initiatives are accepted and stimulating to students, especially regarding to teenagers of this generation, who are always connected and informed about the use of various software and apps. They all represent great tools for the pedagogical experiences, which collaborate for a greater interest and, consequently, creative development in classroom. This qualitative article presents a brief analysis on the use of "Curitiba Walk" App, in a field class (pedagogical tourism) in art studies, as a positive tool on teaching-learning process. It is a study that sought to compare the results of the activity among participants and non- participants, in an attempt to analyze the effectiveness of it on teaching-learning process. The results obtained are considered relevant once they demonstrate that the new technologies are stimulating instruments for students and beneficial to the school when used as a complement to traditional teaching. They are able to bring results beyond the expected (compared to the traditionalist expository teaching) and significant in the evaluation process. These results were evidenced after a cognitive evaluation of those who participated in the field class, when compared to those who only participated in the traditional lectures.