A dramaturgia da luz strehleriana

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A dramaturgia da luz strehleriana

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 37
Autores: Antonio Palermo
Autor Correspondente: Antonio Palermo | [email protected]

Palavras-chave: Luz, Strehler, dramaturgia, teatro, cenografia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Luz, Strehler fez dela uma componente fundamental de seus espetáculos, atuando com transparência, sobreposição de camadas, sombra. Faz parte de uma era teatral, dos anos 1950 aos 1990, e se desenvolveu de uma forma muito pessoal, tornando-se um ponto de referência. Herdeiro de uma cultura avant-garde e europeia, o imaginário strehlerian foi forjado num ambiente milanês, atravessado, a partir dos anos 1920, por artistas - cenógrafos e artistas visuais - muito atentos aos problemas do espaço e da luz. Na prática de Strehler, a iluminação não se articula apenas com a cenografia, mas também com a interpretação, na qual ela se torna parceira, ou com o ritmo musical. Pode ser considerada como uma ferramenta dramatúrgica a serviço da mise-en-scène.



Resumo Inglês:

Light, Strehler has made it a fundamental component of his shows, playing with transparency, superimposition of layers, shadow. It is part of a theatrical era, from the 1950s to the 1990s, and it developed in a very personal way, becoming a refer-ence point. Heir to an avant-garde and European culture, the Strehlerian imagina-tion was forged in a Milanese environment criss-crossed, from the 1920s onwards, by artists - scenographers and visual artists - very attentive to the problems of space and light. In Strehler’s practice, lighting is not only articulated to the scenography, but also to the play, in which she becomes a partner, or to the musical rhythm. It can be considered as a dramaturgical tool at the service of the staging.



Resumo Francês:

La lumière, Strehler a su en faire une composante fondamentale de ses spectacles jouant avec la transparence, la superposition de couches, l’ombre. Elle s’inscrit dans une époque théâtrale, comprise entre les années 1950 et 1990, et elle se développe d’une manière tout à fait personnelle, devenant une référence. Héritier d’une culture avant-gardiste et européenne, l’imaginaire strehlerien se forge dans un environnement milanais sillonné, à partir des années 1920, par des artistes - scénographes et plasticiens - très attentifs aux problématiques d’espace et de lumière. Chez Strehler, la pratique des éclairages s’articule non seulement à la scénographie, mais aussi au jeu, dont elle devient partenaire, ou au rythme musical. Elle peut être considérée comme un outil dramaturgique au service de la mise en scène.