Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 37
Autores: Laura Maria de Figueiredo
Autor Correspondente: Laura Maria de Figueiredo | [email protected]

Palavras-chave: Iluminação teatral, ensino de teatro, pedagogia do espectador

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges.



Resumo Inglês:

This article addresses the potential of artificial lighting for theater teaching practices in school contexts, from concepts related to the perspectives of Flávio Desgranges’ viewer pedagogy and Walter Benjamin’s reflections on children’s play and toys. I present a didactic device to support the initial learnings of the relations between lights and colors through a model that simulates the illusion of the proscenium stage, to provide possible readings arising from the presence of light as an expressive scenic resource. This artifact was developed for theater classes for children and young people in school contexts and inspired by the ideas of Benjamin, a renowned theorist in Brecht’s Epic Theater and thinker on early childhood education. The model proposes the toy spirit, playing with light, space and color and allows the approximation between some basic main points about theatrical lighting, bodies, objects and scenic space that are part of the knowledge that propitiates the development of the epic spectator, following the propositions of Desgranges.