Cidades em precipício: das fronteiras sensíveis on e off-line

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Cidades em precipício: das fronteiras sensíveis on e off-line

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 38
Autores: Altemar Gomes Monteiro, Mônica Medeiros Ribeiro
Autor Correspondente: Altemar Gomes Monteiro | [email protected]

Palavras-chave: Cidades online, cidades off-line, teatro contemporâneo, internet

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os autores apresentam neste texto uma reflexão sobre forças poéticas e políticas envolvidas na cena teatral imersa no contingente evidenciado pela pandemia da COVID-19. Das ruas e dos teatros possíveis nesse contexto, objetivam pensar acerca das cidades que por hora emergem nos imaginários vivenciados na fronteira on e offline, seja pelos processos de composição em arte que se viram forçados a migrar para a internet, seja pelo lastro deixado pelos meios de comunicação num mundo hiperconectado. Por meio do diálogo com Néstor Garcia Canclini e outros pensadores da cena contemporânea, os autores constatam o entrelaçamento entre o que aqui chamam de cidades online e cidades offline e apontam desafios poéticos que se erguem nos debates sobre o tempo-espaço dentro e fora da internet. O que restará de nossos teatros em meio a uma pandemia da informação? Defendendo uma expansão do sensível, partem da cena contemporânea para pensar que outros corpos e espacialidades estão sendo exigidos ou impostos no torvelinho da guerra biopolítica que nos circunda.



Resumo Inglês:

The authors present in this text a reflection on poetic and political forces involved in the theater scene immersed in the contingent evidenced by the pandemic of COVID-19. From the streets and theaters possible in this context, they aim to think about the cities that emerge for the time being in the imaginary experienced on the on and offline frontier, either by the processes of composition in art that were forced to migrate to the internet or by the ballast left by the media of communication in a hyperconnected world. Through the dialogue with Nestor Garcia Canclini and other thinkers of the contemporary scene, they note the fusion operated between what they call online cities and offline cities here to think about the poetic challenges that arise in the debates about time-space inside and outside the internet. What will be left of our theaters in the midst of an information pandemic? Defending an expansion of the sensitive, they leave the contemporary scene to think that other bodies and spatialities are being demanded or imposed in the midst of the turmoil of the biopolitical war that surrounds us.