Teatro e Memória: Uma análise de Caranguejo Overdrive

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Teatro e Memória: Uma análise de Caranguejo Overdrive

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 40
Autores: Gabriela Lirio Gurgel Monteiro
Autor Correspondente: Gabriela Lirio Gurgel Monteiro | [email protected]

Palavras-chave: Memória, entrelugar, história, dramaturgia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O que pode, nesse momento, as artes da cena? A imagem é a de um barco à deriva no oceano, no qual os tripulantes festejam a própria sorte (ou será a morte?), em um pacto coletivo no contrafluxo da vida. Com essa imagem, reflexo do momento político brasileiro, analiso Caranguejo Overdrive, dirigido por Marco André Nunes, com dramaturgia de Pedro Kosovski. Interessa investigar os motivos pelos quais foi censurado em 2019 e a relevância do debate sobre arte e memória histórica. Para isso, retomo o conceito de entrelugar do discurso latino-americano, desenvolvido por Silviano Santiago, em artigo dos anos 70, e sua revisitação quarenta anos depois, apontando para uma espiral do tempo, na qual o espetáculo nos convoca a retornar ao nosso mangue, a revolver nossos rastros e a reinventar o tempo que chega.



Resumo Inglês:

What can the performing arts do at that moment? The image is that of a boat adrift in the ocean, in which the crew celebrates their luck (or is it death?), in a collective pact in the counterflow of life. With this image, reflecting the Brazilian political moment, I analyze Caranguejo Overdrive, directed by Marco André Nunes, with dramaturgy by Pedro Kosovski. It is interesting to investigate the reasons why it was censored in 2019 and the relevance of the debate on art and historical memory. For this, I use the concept of “entre-lugar” in Latin American discourse, developed by Silviano Santiago, in an article from the 70s, and revisit forty years later, indicating to a spiral of time, in which the play calls us to return to our mangrove, revolving our traces and reinventing the time that comes.



Resumo Espanhol:

¿Qué pueden hacer las artes escénicas en ese momento? La imagen es la de un barco a la deriva en el océano, en el que la tripulación celebra su suerte (¿o es la muerte?), En un pacto colectivo en el contracorriente de la vida. Con esta imagen, reflejo del momento político brasileño, analizo el espectáculo Caranguejo Overdrive, dirigido por Marco André Nunes, con dramaturgia de Pedro Kosovski. Es interesante investigar las razones que fue censurada en 2019 y la relevancia del debate sobre arte y memoria histórica. Para ello, vuelvo al concepto de inter-lugares en el discurso latino-americano, desarrollado por Silviano Santiago, en un artículo de los años 70, y su revisita cuarenta años después, apuntando a una espiral del tiempo, en la que la muestra nos llama para volver a nuestro manglar, dando vueltas a nuestras huellas y reinventando el tiempo que llega.