Este artigo propõe pensar o movimento da improvisação em dança com o movimento repetitivo, mais especificamente do cacoete, no caso aqui, proveniente da Síndrome de Tourette em um exercício de cruzar aspectos tanto da dança em relação ao cacoete, quanto do cacoete com a dança. Como a dança, enquanto prática e pensamento, pode ser desafiada pela percepção sensório motora do cacoete? Para tal, o enfoque é a relação entre a percepção sensorial e a criação do gesto, ao provocar um princípio de definição para uma gestologia do cacoete pela perspectiva do movimento dançado.
This article proposes to think the movement of improvisation in dance with repetitive movement, more specifically from twitches, in this case, coming from Tourette's Syndrome in an exercise of crossing aspects of both dance in relation to twitch, and twitch with dance. How dance, as a practice and thought, could be challenge by the sensorimotor perception of twitch? For this, the focus is the relationship between sensory perception and the creation of the gesture, by provoking a principle of definition for a gestology of twitch from the perspective of the dance movement.
Este artículo propone pensar el movimiento de improvisación en la danza con movimiento repetitivo, más específicamente del tics, en este caso, proveniente del Síndrome de Tourette en un ejercicio de cruce de aspectos tanto de la danza en relación al tic, como del tic con la danza. ¿Cómo puede la danza, como práctica y como pensamiento, ser desafiada por la percepción sensorio motora del tic? Para ello, el foco es la relación entre la percepción sensorial y la creación del gesto, al provocar un principio de definición para una gestología del tic desde la perspectiva del movimiento danzado.