Curadoria ou autoria na criação de documentários cênicos biográficos: Os casos de Lola Arias e Jérôme Bel

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Curadoria ou autoria na criação de documentários cênicos biográficos: Os casos de Lola Arias e Jérôme Bel

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 40
Autores: Rafaella Uhiara, Denise Cobello
Autor Correspondente: Rafaella Uhiara | [email protected]

Palavras-chave: Curadoria, dança contemporânea, teatro conceitual, Lola Arias, Jérôme Bel

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Quais os limites entre um trabalho criativo de encenação e um trabalho curatorial? A partir da observação de duas séries de espetáculos documentários biográficos – Mis documentos (2012-2017), de Lola Arias, e os solos de dançarinos do coreógrafo Jérôme Bel (2004-2009) –, propusemos uma reflexão sobre autoria e curadoria nesse gênero de espetáculos, pois, mesmo realizando trabalhos similares, Lola Arias designa seu trabalho como “curadoria” e Jérôme Bel, não. O estudo se interessou por esse modo de produção cênica, principalmente pelos diferentes caminhos que levaram os dois artistas ao uso dessa forma e as relações autorais entre o encenador e o sujeito que compõe e interpreta sua biografia.



Resumo Inglês:

What are the boundaries between a creative staging work and a curatorial work? Based on the observation of two series of biographical documentary plays – Mis documentos by Lola Arias (2012-2017) and the Jérôme Bel documentary solos (2004- 2009) – we propose a reflection on authorship and curatorship. Even doing similar works, Lola Arias designates her work as "curatorship" while Jérôme Bel does not. This study is interested both in the creative process and in the different paths that led these artists to this form, as well as in the authorial relationships between the stage director and the subject who composes and interprets his biography.



Resumo Espanhol:

¿Cuáles son los límites entre la creación colectiva y el trabajo de curaduría? A partir de la observación de dos series de espectáculos documentales biográficos – Mis documentos de Lola Arias (2012-2017) y los solos de bailarines del coreógrafo Jérôme Bel (2004-2009) –, proponemos una reflexión sobre autoría y curaduría en esta clase de espectáculos, porque, incluso realizando trabajos similares, Lola Arias designa su trabajo como “curaduría” y Jérôme Bel, no. Este estudio se interesa tanto por el modo de producción escénica de estos artistas y por los diferentes caminos que condujeron al uso de esa forma como por las relaciones autorales entre el director escénico y el sujeto que compone e interpreta su biografía.