Morte e o mote apocalíptico na narrativa seriada ficcional televisiva Supernatural

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras

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ISSN: 2238-5754
Editor Chefe: Marcos Antonio Maia Vilela
Início Publicação: 01/12/2011
Periodicidade: Semestral

Morte e o mote apocalíptico na narrativa seriada ficcional televisiva Supernatural

Ano: 2016 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Petronia de Santana Santos
Autor Correspondente: Petronia de Santana Santos | [email protected]

Palavras-chave: Bíblia, Morte, Representação, Supernatural, Apocalipse.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Bíblia é considerada um dos livros mais lidos em toda a história. Além disso, tem sido objeto de  análise  não  apenas  de  pessoas  que  creem  e  aceitam  seus  escritos,  bem  como  daquelas  que  a  veem pelo  viés  documental,  histórico  ou  literário.  Nesse  sentido,  são  possíveis  intenções  científicas,  históricas, filosóficas,  literárias  e  de  outras  ordens.  Contudo,  dentre  os  diversos  campos  que  já  se  mostraram interessados por seu conteúdo, o que mais tem chamado a atenção, possivelmente seja o da arte. Uma vez que com a Bíblia, os artistas têm mantido há tempos um diálogo persistente. Assim, pode-se perceber que há  uma  vasta  disseminação  de  temas  bíblicos  em  diferentes  tipos  de  arte,  sobretudo  na  literatura.  Em algumas  obras,  o  conteúdo  bíblico  é  retratado  explicitamente.  Já  em  outras,  apenas  com  estudos  mais analíticos, pode-se reconhecer interlocuções inesperadas. De tal modo, partindo da concepção de que toda criação  artística  se  configura  como  releitura  de  obras  anteriores,  este  estudo  visa  analisar,  sob  a  ótica comparatista,  a  representação  de  Morte,  um  dos Cavaleiros  do  Apocalipse,  personagem  da  narrativa seriada  ficcional  televisiva Supernatural.  Por  conseguinte,  através  de  pesquisa bibliográfico-documental, fundamentada nos pressupostos teóricos de Foucault (2000) e Todorov (2009), o presente estudo faz uma breve  explanação  da  concepção  de  representação.  Em  seguida,  uma  ambientação  e  exemplificações  das interlocuções  que  a Bíblia propicia  com  algumas  linguagens  artísticas.  Por  fim, partindo  dos  textos  fontes, Ap. 6: 8 e Ap. 20: 14, efetua-se a análise do Cavaleiro Morte para a observação dos traços pertinentes, bem como os possíveis afastamentos. Logo, frente ao debate proposto, espera-se que esta pesquisa confirme a presença  e  reversão  dessas  temáticas  nas  artes,  sobretudo  nas  narrativas  seriadas  ficcionais  televisivas, bem como as releituras de seus contextos. 



Resumo Inglês:

The Bible is considered one of the most read books in history. Moreover, it has been object of analysis not only of people who believe and accept its writings as well as those who see it by documentary, historical or literary bias. In this sense, the intentions may be scientific, historical, philosophical, literary and others. However, among the various fields that have already expressed some interest toward its content, the field  of  art  has  possibly  called  more  attention.  Once  with  the  Bible,  artists  have  kept  for  a  long  time  a persistent dialogue. Thus, it can be noticed that there is a wide spread of biblical themes in different kinds of art, especially in literature. In some works, the biblical content is explicitly portrayed. In others only with more analytical studies, unexpected dialogues can be recognized. So, based on the notion that all artistic creation is  configured  as  the  reinterpretation  of  earlier  works,  this  study  aims  to  analyze,  from  a  comparative perspective,  the  representation  of  Death,  one  of  the  Knights  of  the  Apocalypse,  the  character  of  fictional narrative television serial Supernatural. Therefore, through a bibliographic and documentary research, based on  the  theoretical  presuppositions  of  Foucault  (2000)  and  Todorov  (2009),  this  study  makes  a  brief explanation  of  the  concept  of  representation.  Next,  a  setting  and  exemplifications  of  the  dialogues that  the Bible  provides  to  some  artistic  languages.  Finally,  based  on  the  source  texts,  Re.  6:  8  and  Re.  20:  14, the analysis of the Death Knight is made up for the observation of the relevant features, as well as the possible deviations. Thus, relative to the proposed debate, it is expected that this research confirms the presence and reversal  of  these  themes  in  the  arts,  especially  in  television  fictional  serial   narratives,  as   well   as reinterpretations of their contexts.