Embora menos mencionados no campo da musicologia histórica no Brasil do que os arquivos, os acervos das bibliotecas também contêm fontes de interesse para o estudo da música. Neste trabalho, busca-se compreender a constituição da Seção de Obras Raras da Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português do Pará, observando-se indícios que sugiram ou afastem a hipótese de que os itens da seção e, mais especificamente, aqueles de interesse musical – manual de procissões, livros de teoria e libretos encadernados, datados dos séculos XVII e XVIII – tenham tido usos locais ao tempo de sua produção. Para tanto, foi pesquisa de campo no Pará e em Lisboa, recorrendo-se ainda ao quadro teórico de Cataldo e Loureiro, Mouren e Candau. Os resultados apontam para a provável aquisição dos itens bibliográficos no século XIX, que, embora não pareçam ter relação com práticas musicais locais, sua seleção reflete a afirmação intencional de uma identidade luso-amazônida.
Although less discussed in the field of historical musicology in Brazil than archives, library collections also contain sources of interest to the study of music. This article seeks to understand the constitution of the rare works section of the library of Grêmio Literário e Recreativo Português [Portuguese Literary and Recreational Society] of Pará, observing signs that suggest or rule out the hypothesis that the items in the section and, more specifically, those of musical interest – a book for processions, theory books and bound librettos, dating from the 17th and 18th centuries – have taken local uses at the time of their production. For this purpose, a fieldwork was carried out in Pará and Lisbon, using the theoretical framework of Cataldo and Loureiro, Mouren and Candau. The results point to the probable acquisition of bibliographic items in the 19th century, which, although they do not seem to be related to local musical practices, their selection reflects the intentional affirmation of a Luso-Amazonian identity.