El Terminal de Pasajeros de Maracaibo: Personagem e Cultura Popular no Documentario Contemporaneo Venezuelano

Revista Mídia e Cotidiano

Endereço:
Rua Alexandre Moura - nº 8, Bloco A - São Domingos
Niterói / RJ
24210200
Site: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano
Telefone: (21) 2629-9684
ISSN: 2178602X
Editor Chefe: Denise Tavares
Início Publicação: 30/12/2012
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

El Terminal de Pasajeros de Maracaibo: Personagem e Cultura Popular no Documentario Contemporaneo Venezuelano

Ano: 2016 | Volume: 9 | Número: 9
Autores: Alessandro Gamo, Daniel Maggi
Autor Correspondente: Alessandro Gamo | [email protected]

Palavras-chave: cinema documentário venezuelano, cultura popular, narrativa cinematográfica (documentário), estética cinematográfica (documentário), Maracaibo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se debruça sobre um dos paradigmas mais importantes da cinematografia documentária venezuelana dos últimos 16 anos: seu foco em personagens oriundos das classes populares, muitos deles marginalizados, e nas formas culturais que lhes são próprias. Para tal fim, analisamos o longa-metragem El terminal de pasajeros de Maracaibo (Yanilú Ojeda, 2006-2008), título que apresenta uma polifonia de personagens humildes e anônimos que fazem vida no terminal rodoviário da segunda cidade mais populosa da Venezuela. A análise foca a construção da narrativa do filme, aprofundando em aspectos como personagens, performance e características axiográficas da linguagem de câmera.