A poética dos tempos mortos: diálogos entre o cinema e o videogame

Revista Mídia e Cotidiano

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ISSN: 2178602X
Editor Chefe: Denise Tavares
Início Publicação: 30/12/2012
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

A poética dos tempos mortos: diálogos entre o cinema e o videogame

Ano: 2016 | Volume: 10 | Número: 10
Autores: Renata Correia Lima Ferreira Gomes
Autor Correspondente: Renata Correia Lima Ferreira Gomes | [email protected]

Palavras-chave: cinema, narrativa, videogames, temporalidade

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Resumo Português:

O artigo trata das relações de infliência mútua entre cinema e videogames narrativos. Defende que os videogames narrativos, especialmente os "jogos de personagem", são herdeiros diretos da narrativa e linguagem cinematográficas e tentam promover um gesto de "entrar no filme" por parte do jogador, que agora se torna um personagem inserido dramática e "fisicamente" no espaço-tempo do jogo. Para além desse movimento, contudo, os videogames também influenciam o cinema, criando uma dramaturgia de "tempos mortos" que contamina a narrativa cinematográfica, modificando sua temporalidade otimizada em prol do enredo e a deslocando rumo a uma narrativa dos pequenos acontecimentos e tempos esgarçados. Esse diálogo mantém a forma narrativa viva e pulsante no mundo contemporâneo.