Este artigo objetiva discutir a questão da memória, sobretudo a traumática, a partir do poema “Final de espetáculo”, de Alex Polari, militante e preso político na ditadura civil-militar brasileira. O referido poema se encontra no segundo livro do escritor, Camarim de prisioneiro, publicado em 1980. Tal obra chama atenção pela combinação de outros gêneros e diferentes linguagens, o que acentua o seu teor testemunhal, constituindo uma estratégia de resistência ao apagamento da memória, ao contrapor o discurso oficial. Para tanto, este trabalho, eminentemente bibliográfico, recorrerá a estudiosos de diversas áreas do conhecimento, dentre eles Bosi, Le Goff, Ricouer e Seligmann-Silva.
This article aims to discuss the issue of memory, especially trauma, based on the poem “Final de espetáculo”, by Alex Polari, a militant and political prisoner in the Brazilian civil - military dictatorship. The aforementioned poe m is found in the writer's second book, Camarim de prisioneiro, published in 1980. This work calls attention for the combination of other genres and different languages, which accentuates its testimonial content, constituting a strategy of resistance to th e erasure of memory, opposing the official speech. For this purpose, this work, eminently bibliographic, will appeal to scholars from different areas of knowledge, among them Bosi, Le Goff, Ricouer and Seligmann - Silva.