O artigo aborda o status ea importância da distinção de Kant entre intuição e conceito comoos dois pré-requisitos essenciais para a referência objetiva das cognições na Crítica da Razão Pura. Mais especificamente, o artigo está preocupado com o relato de Kant da referência objetivade cognições a priori e com as condições de possibilidade de conhecimento nãoempírico em geral e do conhecimento metafísico, em particular. Seção 1 apresenta projeto transcendental de Kant em seu papel estratégico de fornecer as bases teóricas para a liberdade moral. Seção 2 elucida a baseea função do dualismo que permeia a filosofia crítica de Kant.A seção 3 detalhaa consideraçãoinovadora de Kant de intuição sensível como um dos dois elementos básicos da cognição. Seção 4 aborda a limitação original da intuição sensível como um modo de cognição e aperfeiçoamento funcional deste último pelo modo conceitual de cognição.
The article deals withthe status and significance of Kant's distinction between intuition and concept as the two essential prerequisites for the objective reference of cognitionsin the Critique of Pure Reason. More specifically, the articleis concerned with Kant's account of the objective reference of cognitions a prioriand with the conditions of the possibility of non-empiricalknowledge in general and of metaphysicalknowledge in particular. Section 1 presents Kant's transcendental project in its strategic role ofproviding the theoretical foundations for moral freedom. Section 2 elucidates the ground and function of the dualism that permeates Kant's critical philosophy. Section 3 details Kant's innovative account of sensuous intuition as one of the two basic elements of cognition. Section 4 addresses the original limitation of sensuous intuition as a mode of cognition and the latter's functional enhancement by the conceptual mode of cognition.