Esse artigo reconstrói e examina as principais tentativas de conciliar a concepção de liberdade moralmente neutral, que Kant apresenta em sua obra tardia, Die Religion innerhalb der Grenzen der blossen Vernunft, denominadapor Henry Allison de tese da incorporação, com a fraqueza da vontade, o primeiro grau do mal moral no pensamento ético de Kant. Essa objeção foiprimeiramente apresentada por Marcia Baronem seu artigo Freedom, Frailty, and Impurity. O estudo mostraque as principais tentativas de conciliar essa concepção de liberdade com o fenômento moral da fraqueza da vontade não são bem sucedidas, uma vez que, ou negam a existência da fraqueza da vontade ou são incoerentescom elementos centrais do pensamentoético de Kant. Por fim, o estudo sugere que uma solução alternativaao problema tratado poderia ser mais bem sucedida se levasse em consideração a concepção de virtude que Kant desenvolve principalmente em sua última principal obra de filosofia prática, a saber, Die Metaphysik der Sitten.
This article reconstructs and examines the main attempts to reconcile the morally neutral conception of freedom, which Kant presents in his later work, Die Religion innerhalb der Grenzen der Vernunft blossen, called the incorporation thesis by Henry Allison,withthe moral phenomenonof the weakness of will, the first degree of moral evil in Kant’s ethical thought. This objection was first presented by Marcia Baron in his article Freedom,Frailty,and Impurity. Thisstudy shows that the main attempts to reconcile this conception of freedom with moral phenomenonof the weakness of the will are not successful, since eitherthey deny the existence of weakness of will or they are inconsistent with the core elements of Kant’s ethical thought. Finally, the study suggests that an alternative solution to the problem could be more successful if it took into account the conception of virtue that Kant has developedmainly in his last major work of practical philosophy, namely Die Metaphysik der Sitten.