Muitos comentadores afirmam que para Kant a dignidade é um valor absoluto pertencente a todos os seres humanos e, por esta razão, deve-se respeitar todos os indivíduos. Allen Wood (1998), por exemplo, afirma que a ideia de dignidade humana que está ligadaà fórmula da humanidade como fim em si mesmo (FH) é o princípio kantiano que tem a maior ressonância na consciência moral da nossa cultura e o maior apelo universal, pois fundamenta os direitos humanos. Alguns comentadoresdiscordam dessa posição. Oliver Sensen (2009), por exemplo, argumenta que a forma contemporânea em que a dignidade humana é pensada para fundamentar os direitos humanos não diz respeito ao modo como a dignidade humana foi entendida por Kant. O objetivo deste artigo é defender que a teoria kantiana pode servir de fonte inspiradora para a concepção contemporânea de dignidade.
Many commentators claim that for Kant dignity is an absolute value that belongs to all human beings and, therefore, all individuals should be respected. Allen Wood (1998), for example, argues that the idea of human dignity which is linked to the formula ofhumanity as an end in itself (FH) is the Kantian principle that has most resonance in the conscience of our culture and the greater universal appeal because it grounds human rights. Some interpreters disagree with this position. Oliver Sensen (2010), for example, argues that the contemporary way in which human dignity is designed to support human rights is not related to how human dignity was understood by Kant. The purpose of this article is to argue that Kant's theory can indeed serve as a source of inspiration for the contemporary conception of dignity.