Kant e Putnam: rumo à construção de um realismo crítico

Kant e-prints

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ISSN: 1677-163X
Editor Chefe: Daniel Omar Perez
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Kant e Putnam: rumo à construção de um realismo crítico

Ano: 2014 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: R. Navia
Autor Correspondente: R. Navia | [email protected]

Palavras-chave: realismo interno, idealismo transcendental, realismo metafísico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é mostrar que, para além das notórias semelhanças na orientação gnoseológica básica, as principais teses e métodos críticos de Hilary Putnam em sua argumentação contra o “realismo metafísico”têm uma grande influência e analogia comas teses e estratégias argumentativas kantianas.Para começar, há uma analogia no caráter bifrontal da discussão que Putnam leva adiante contra o realismo metafísico e contra o relativismo cultural; com a dupla polêmica que o Idealismo Transcendental de Kant desenvolveu, por um lado, contra o realismo indireto de Descartes e Locke e, por outro, contra o idealismo subjetivo de Berkeley. Em segundo lugar, Putnam sustentará que o realismo metafísico e o relativismo cultural se irmanam porque, ao desconheceremas condições reais de construção e validação do conhecimento, pretenderão um falso apoio objetivo que, ao fracassar enquanto tal, remontaa ambas posições a adesão a explicações metafísicas infundadas. Analogamente, Kant resumirá seu duplo enfrentamento em um diagnóstico comum para seus dois contendores: falta de reconhecimento das condições epistêmicas do conhecimento. Por um lado, mostra as consequênciascéticas da análise de Hume e, por outro, procura mostrar as consequênciasidealistas que derivam da teoria newtoniana do espaço e do tempo.Como consequênciadisso, depois de analisar outras inovações gnoseológicas de Kant, proponho que, ao final deste artigo, estejamos em condições de derivar algumas observações metafilosóficas sobre certas modalidades gerais na evolução do pensamento filosófico.



Resumo Inglês:

The  fundamental  aim  of  this  article  is  to  show  that,  besides  obvious  similarities between  Internal  Realism  and  Trascendental  Idealism,  Hilary  Putnam's  main  theses  and critical  methods  in  his  argumentation  against  "metaphysical  realism"  have  a  great  influence and analogy with some of Kantian theses and argumentative strategies. To begin with, there is an  analogy  in  the  discussion  that  Putnam  takes  forward  against  metaphysical  realism  and against  cultural  relativism,  with  the  double  polemic  that  Kant's  Transcendental  Idealism developed,  on  the  one  hand,  against  the  indirect  realism  of  Descartes  andLocke  and,  in  the other  hand,  against  Berkeley's  subjective  idealism.Furthermore,  Putnam  is  going  to  support that  metaphysical  realism  and  cultural  relativism  have  a  common  problem  because  they ignore the conditions of construction and validation of knowledge. Both are going to support theirs claims on a false objectivity which, having failed as such, pulls down both positions to metaphysical unfounded explanations.  Analogous,  Kant  is  going  to  summarize  his  double debate  in  a  common  diagnosis  for  his  two contenders:  lack  of  recognition  of  the  epistemic conditions  of  knowledge.  On  the  one  hand,  he  tries  to  show  the  skeptical  consequences  of Hume's  analysis;  on  the  other  hand,  he  tries  to  show  the  idealistic  consequences  that  stem from the Newtonian theory of space and time.As consequence of all this, after analyze other innovations in Kant ́s theory of knowledge,I propose that we should be able to derive some metaphilosophical observations on certain general modalities in the evolution of philosophical thought.