O propósito fundamental do presente artigo é mostrar como as noções de caráter inteligível e empírico de Schopenhauer são reconsideradas pelo pensador no âmbito da sua fundamentação da moral em relação à assimilação inicial que tais noções haviam recebido de Kant nos primeiros escritos do filósofo de Dantzig. A essa “re-consideração”, não delimitada conceitualmente pelo pensador, mas notável nas entrelinhas, denomino de “segunda assimilação” das noções kantianas de caráter inteligível e empírico. Trata-se de uma assimilação que permite especificar pontos essenciais e problemáticos da moral schopenhaueriana, tais como as ideias de liberdade e responsabilidade moral e de aseidade (Aseität).
The fundamental purpose of this paper is to show how the Schopenhauer's notions of intelligible and empirical character are reconsidered by the thinker in the context of its moral's grounding compared to the initial assimilation that such notions had received from Kant in the early writings of Dantzig philosopher. To that "reconsideration", noted indirectly, I call "second assimilation" of kantian notions of intelligible and empirical character. It is a assimilation that allows you to specify essential and problematic points of Schopenhauer's moral, such as the ideas of freedom, moral responsibility and “aseity” (Aseität).