Este trabalho propõe uma reflexão a respeito do conceito de “decolonialismo” e sua relação com as artes visuais no Brasil. A propostaé entender o impacto do crescimento exponencial da produção artística e teórica voltada para as questões de raça, etnia e gênero, e sua contribuição para a consolidação de uma teoria decolonial na arte brasileira. Apesar da ainda exígua representatividadeno sistema artístico brasileiro, inclusive em seus espaços de decisão, pessoas negras, indígenas e que não se encaixam no sistema binário de gênero vêm produzindo uma significativa massa poética e teórica, revelando a urgente necessidade de reparação frente ao sistemático apagamento de suas experiências e memórias pela história da arte de matriz eurocêntrica e colonialista.
This is a reflection on the concept of “decolonialism” and its relationship with the visual arts in Brazil. The proposal is to understand the impact of the exponential growth of artistic and theoretical production focused on the issues of race, ethnicity and gender,and its contribution to the consolidation of a decolonial theory in Brazilian art. Despite the still small representativeness in the Brazilian artistic system, including in its decision-making spaces, afro-descendants, indigenous and people who do not fitinto the gender binary system have been producing a significant poetic and theoretical mass, revealing the urgent need for reparation in the face of systematic erasure of their experiences and memories through the history of art with a Eurocentric and colonialist source.
Este trabajo propone una reflexión sobre el concepto de “decolonialismo” y su relación con el arte visual en Brasil. La propuesta es comprender el impacto del crecimiento exponencial de la producción artística y teórica centrada en los temas de raza, etnia y género, y su contribución a la consolidación de una teoría decolonial en el arte brasileño. Apesar de la aún pequeña representatividad en el sistema artístico brasileño, incluso en sus espacios de toma de decisiones, los negros, indígenas e las personas que no se encajan en el sistema binario de género vienen produciendo una importante masa poética y teórica, revelando la urgente necesidad de reparación ante el borrado sistemático de sus vivencias y recuerdos por la historia del arte de matriz eurocéntrica y colonialista.