Este trabalho teve como objetivo analisar os processos cognitivos e socioafetivos envolvidos na aprendizagem do canto coral em crianças de escolas primárias de uma escola pública venezuelana. O estudo foi realizado com 7 meninas e 3 meninos da 4ª, 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. As técnicas de investigação foram a observação participante, interrogatórios coletivos e a entrevista com suporte em questionário, gravações em áudio e vídeo; da mesma forma, instrumentos musicais como o cuatro venezuelanoe opiano foram usados. A análise de conteúdo das informações coletadas por meio de observações e diálogos com os alunos participantes do estudo revela o uso de processos cognitivos (percepção, memória, descrição, imitação e avaliação) e processos sociais (senso de grupo, solidariedade, etc.) e afetivos (satisfação, responsabilidade, perseverança e respeito). O reconhecimento da presença de todos esses processos proporcionou maior qualidade às atividades de ensino-aprendizagem do canto coral aos alunos do ensino fundamental. Além disso, ao fazer as devidas adaptações, os resultados desta pesquisa podem ser utilizados no ensino da música em geral em vários níveis educacionais.
This work aimed to analyze the cognitive and socio-affective processes involved in the learning of choral singing in children from primary schools in a Venezuelan public school. The study was carried out with 7 girls and 3 boys from the 4th,5th and 6th grades of elementary school. The investigative techniques were participant observation, collective interrogations and the interview supported by a questionnaire, audio and video recordings; similarly, musical instruments like the Venezuelan cuatroand the piano were used. The content analysis of the information collected through observations and dialogues with the study’s participating students reveals the use of cognitive processes (perception, memory, description, imitation and evaluation) and social processes (sense of group, solidarity, etc.) and affective (satisfaction, responsibility, perseverance and respect). The recognition of the presence of all these processes offers higher quality to the teaching-learning activities of choral singing to elementary school students. In addition, when making the necessary adaptations, the results of this research can be used in the teaching of music in general at various educational levels.
Este trabajo se propuso analizar los procesos cognitivos y socio-afectivos implicados en el aprendizaje del canto coral en niños de educación primaria en una escuela pública venezolana. El estudio se realizó con 7 niñas y 3 niños de los 4º, 5º y 6º grados de educación primaria. Las técnicas de investigación fueron la observación participante, interrogatorios colectivos y la entrevista con apoyo en un cuestionario, grabaciones de audio y video; así mismo se usaron instrumentos musicales como el cuatro venezolano y el piano. El análisis de contenido de la información recolectada mediante las observaciones y los diálogos con los alumnos participantes en el estudio develan el uso tanto de procesos cognitivos (percepción, memoria, descripción, imitación y evaluación) como de procesos sociales (sentido de grupo, solidaridad, etc.) y afectivos (satisfacción, responsabilidad, constancia y respeto). El reconocimiento de la presencia de todos estos procesos proporcionó una mayor calidad a las actividades de enseñanza-aprendizaje del canto coral a estudiantes de educación básica. Además, haciendo las adaptaciones adecuadas, los resultados de esta pesquisa podrían ser utilizados en la educación musical en general en diversos niveles educativos.