Dispositivo moda: a roupa em processos artísticos contemporâneos

Revista Galo

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Site: https://revistagalo.com.br/
Telefone: (84) 8159-0708
ISSN: 2675-7400
Editor Chefe: FRANCISCO ISAAC D. DE OLIVEIRA
Início Publicação: 20/04/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Dispositivo moda: a roupa em processos artísticos contemporâneos

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 3
Autores: SUTILI, V. A. R.
Autor Correspondente: SUTILI, V. A. R. | [email protected]

Palavras-chave: Corpo. Moda. Arte. Processos artísticos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A compreender a moda enquanto este grande sistema comunicador ocidental, formado por códigos distintos, o qual age de forma direta na construção de padrões estéticos e culturais, e que, de forma similar, cada época e localização geográfica impõe seu próprio arquétipo de beleza, pretende-se apontar manifestações artísticas que rompem com seu viés padronizador na vestimenta. A demonstrar obras brasileiras capazes de atravessar seus sentidos, por meio da atribuição do desenvolvimento de campos semânticos, são apresentada proposições artísticas brasileiras contaminadas pelo tema. Partindo da produção contemporânea de Nazareth Pacheco, artista em questão a apresentar um breve panorama acerca da representação de corpos e vivências através das vestes, posteriormente são apresentados trabalhos pessoais desenvolvidos em acordo, ou desacordo, aos processos de vestimentares.



Resumo Inglês:

Undestanding fashion as this big Western communication system composed of different codes, which acts directly in the construction of aesthetic and cultural models and, the same way, each time and geographic location imposes a beauty archetype of its own; we aim to point out artistic manifestations that break with their standardizing bias on clothing. Demonstrating Brazilian works capable of surpass their own meanings, with the attribution development of semantic fields, Brazilian works that transcend common sense were exhibited and proposals for Brazilian art contaminated by the theme were presented. Beginning with contemporary works by Nazareth Pacheco, the artist briefly presented the process of representing the body and experience through vestment, and then introduced personal works that were developed in compliance with dressing processes, or not.