A dialética do ‘negativo 25’: algumas notas e analogias da materialidade em narrativas fotográficas

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ISSN: 1981-6766
Editor Chefe: Maria Isabel Sousa Barreira
Início Publicação: 10/06/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

A dialética do ‘negativo 25’: algumas notas e analogias da materialidade em narrativas fotográficas

Ano: 2016 | Volume: 10 | Número: 3
Autores: A. Geiger, L. B. Ribeiro
Autor Correspondente: A. Geiger | [email protected]

Palavras-chave: narrativas visuais, fotografia, materialidade, relações de trabalho

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretendemos com esse ensaio apresentar e debater algumas questões tendo como argumento panorâmico a ideia de narrativas visuais e fotografia. Metodologicamente fazemos uso de uma narrativa cinematográfica que se origina de um conto publicado em meados do século XX. Nossa abordagem pretende entender, em primeiro lugar, como o personagem da narrativa (tanto fílmica, como literária) passa de uma realidade fantasiosa e “quase medíocre” para um protagonismo “quase heroico”. Uma segunda questão, que o filme aponta e nos instiga à discussão, é a passagem do analógico para o digital, suas distintas ‘materialidades’ da nossa relação (ética e estética) com o mundo e a história. Teoricamente, nos inscrevemos em um interesse contemporâneo pela assim chamada “materialidade” da informação, mas, com algum espírito interdisciplinar, nos referimos a um quadro variado de autores das ciências humanas e sociais. Afirmamos que no filme, esse processo de transição não somente corresponde a uma mudança de técnicas e formatos de obtenção e visualização de imagens, mas está associado, também, a uma mudança mais geral nas relações de trabalho.



Resumo Inglês:

This essay aims to discuss some questions which present themselves against the background of the idea of visual and photographic narratives. The text centers around a cinematographic narrative which stems from a short story published in the mid-20th century. Our approach consists, firstly, to understand how the narrative character (both filmic and literary) goes through a fanciful and ‘almost mediocre’ reality to an ‘almost heroic’ protagonism. A second question that is addressed, suggested by the film and that instigates discussion, is the shift from the analogue to the digital era, the (in)distinctive materialities of our relation with the world and history. Our conceptual framework is intentionally a loose one, drawing insights and concepts from the humanities and the social sciences. We state that in the film this transition process does not only correspond to a change from the format of printing to lcd-screen visualization of images, but it is also associated to a more general change in work relations.