Nosso objetivo neste artigo é analisar fenômenos encontrados em textos dos gêneros poema e música, que retratam a linguagem popular, os quais se aproximam da fala dos alunos e, a partir desses dados, identificar o que, segundo a norma-padrão, apresentaria desvios gramaticais. A partir das observações dos textos, buscamos identificar como o ensino de português na escola deve abranger as diferentes possibilidades de uso da língua, que contemplam a modalidade culta, a norma-padrão e a variação linguística. Para isso, utilizamos os estudos de Carlos Alberto Faraco (2002; 2008) e Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004) como fundamentação do conceito de norma e da metodologia dos Contínuos de Letramento, Monitoração e Estilística. Para contrapor as teorias da Pedagogia da Variação (FARACO, 2008; BORTONI-RICARDO, 2004), apresentamos os conceitos gramaticais dos fenômenos analisados, com base nas gramáticas de Mauro Ferreira (2007) e Evanildo Bechara (2015). Respaldados nas teorias, partimos para a análise dos materiais, que consistem em duas músicas populares e quatro poemas modernistas brasileiros. Nesse contexto, observamos como os autores empregam as colocações pronominais, a seleção lexical e as pessoas do discurso, a princípio fora da norma-padrão, mas coerente para os alunos. Dessa forma, criamos o contraste entre norma-padrão e norma culta, apresentando para os estudantes as várias formas de adequação.
Nuestro objetivo en este artículo es analizar fenómenos encontrados en textos de los géneros poema y música que representan el lenguaje popular, acercándose del habla de los estudiantes y, a partir de esos datos, identificar lo que, según la norma estándar, presentaría desvíos gramaticales. A partir de las observaciones de los textos, buscamos identificar como la enseñanza de portugués en la escuela debe cubrir las diferentes posibilidades de uso de la lengua, que contemplan la modalidad culta, norma estándar y la variación lingüística. Para eso, utilizamos los estudios de Carlos Alberto Faraco (2002; 2008) y Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004) como fundamentación del concepto de norma y da metodología de los Continuos de Letramiento, Monitoreo y Estilística. Para oponerse a las teorías de Pedagogía de Variación (FARACO, 2008; BORTONI-RICARDO, 2004), presentamos los conceptos gramaticales de los fenómenos analizados, basado en las gramáticas de Mauro Ferreira (2007) y Evanildo Bechara (2015). Avalados en las teorías, fuimos para el análisis del material que consiste en dos canciones populares y cuatro poemas modernistas brasileños. En este contexto, observamos como los autores emplean la colocación pronominal, la selección léxica y las personas del discurso, al principio fuera de la norma estándar, pero coherente para los estudiantes. De esa manera, creamos el contraste entre norma estándar y norma culta, presentando para los alumnos las varias formas de adecuación.