Este trabalho tem o objetivo de realizar uma descrição sobre como se dão as relações discursivas nos modos de produção e apreensão estética da música popular brasileira apresentadas no documentário. A linha fria do horizonte de Luciano Coelho. Apresenta-se que a narrativa do documentário mostra a importância da conferência A Estética do Frio (RAMIL, 2004) para o engajamento entre artistas argentinos, brasileiros e uruguaios. Aponta-se que o documentário se mostra como uma continuidade da conferência, colocando Vitor Ramil e a Estética do Frio no “centro de uma outra história”. Contempla-se em nosso trabalho a apresentação de elementos da Estética do Frio durante a narrativa do documentário. Para tanto, busca-se compreender as inserções musicais de Ramil e sua interação com as imagens propostas, que ora materializam conceitos da Estética do Frio ora apresentam imagens e o imaginário presentes em suas canções.
This paper aims to perform a description about how the discursive relations in the modes of production and aesthetic apprehension of Brazilian popular music presented in the documentary The cold line of the horizon by Luciano Coelho. It is presented that the narrative of the documentary shows the importance of the conference The Aesthetics of Cold (RAMIL, 2004) for the engagement between Argentinean, Brazilian and Uruguayan artists. It is pointed out that the documentary shows itself as a continuity of the conference, placing Vitor Ramil and the Aesthetics of Cold in the "centre of another history". It is contemplated in our work the presentation of elements of Aesthetics of Cold during the narrative of the documentary. For this, we seek to understand the musical insertions of Ramil and his interaction with the proposed images, which sometimes materialize concepts of Aesthetic of Cold and sometimes present images and the imaginary present in his songs.
Este trabajo tiene como objetivo hacer una descripción sobre cómo las relaciones discursivas en los modos de producción y aprehensión estética de la música popular brasileña presentada en el documental La fría línea del horizonte de Luciano Coelho. Se presenta que la narrativa del documental muestra la importancia de la conferencia Estética del frío (RAMIL, 2004) para el compromiso entre artistas argentinos, brasileños y uruguayos. Se señala que el documental se muestra como una continuidad de la conferencia, situando a Vitor Ramil y la Estética del Frío en el "centro de otra historia". Se contempla en nuestro trabajo la presentación de elementos de Estética del Frío durante la narración del documental. Para ello, buscamos entender las inserciones musicales de Ramil y su interacción con las imágenes propuestas, que a veces materializan conceptos de Estética del Frío y a veces presentan imágenes y el imaginario presente en sus canciones.