Porque nem toda feiticeira é corcunda: sentidos sobre o ser bruxa/ser mulher em filmes infantis e infantojuvenis

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Porque nem toda feiticeira é corcunda: sentidos sobre o ser bruxa/ser mulher em filmes infantis e infantojuvenis

Ano: 2021 | Volume: 0 | Número: 52
Autores: Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça, Jussara de Souza Lima da Silva
Autor Correspondente: Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça | [email protected]

Palavras-chave: Bruxa/Mulher, Gênero, Representação, Filmes infantis/infantojuvenis, Análise crítica cultural da mídia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é perceber como determinados filmes voltados ao público infantil e infantojuvenil representam a figura da bruxa/mulher. Para isso, empreendemos uma análise crítica cultural da mídia, tendo como base referenciais dos estudos de gênero/estudos feministas. Com Convenção das Bruxas, Abracadabra, Da magia à sedução e Harry Potter e a Pedra Filosofal, percebemos múltiplas representações. Por entre a figura que incorpora o mal, a que não segue determinada performance e merece ser punida, aquela que percebe a relevância da sororidade e aquela que encarna o gênero de um modo desejável temos, para além do enredo fantástico, uma discussão política sobre modos de ser/de não ser mulher.



Resumo Inglês:

The aim of this work is to understand how certain films aimed at children and adolescents represent the figure of the witch / woman. For this, we undertake a critical cultural analysis of the media, based on references of gender studies / feminist studies. With The Witches, Hocus Pocus, Practical Magic and Harry Potter and the Philosopher's Stone we perceive multiple representations. Among the figure that incorporates evil, the figure that does not follow a certain performance and deserves to be punished, the figure that perceives the relevance of sorority and the figure that embodies the gender in a desirable way, we have, in addition to the fantastic plot, a political discussion about ways of being / not being a woman.