O texto se dedica a reconhecer e caracterizar os significados nacionais que intervêm na cobertura jornalística uruguaia do conflito diplomático (2005-2013) que enfrentou Uruguai e Argentina devido à instalação de duas fábricas de celulose. A partir de um corpo de textos jornalísticos publicados em momentos em que o conflito estava se desenvolvendo com intensidade, o objetivo é abordar o funcionamento icônico do imaginário social uruguaio. Em particular, a análise se foca no aproveitamento semiótico de algumas imagens fotográficas pela imprensa escrita uruguaia, para consolidar um caráter nacional em contraste com a Argentina. Através de uma perspectiva teórica baseada no modelo triádico e semiótico de Peirce, o texto tenta fornecer elementos conceituais e empíricos para compreender a matriz de sentido do imaginário social uruguaio.
The text aims to identify and systematically describe the significations of nationhood involved in the Uruguayan press coverage of the diplomatic rift (2005-2013) between Uruguay and Argentina on account of the installation of two cellulose processing plants. Based on a corpus of news articles published at the time when the conflict was growing in intensity, the goal is to analyze the iconic working of the Uruguayan social imaginary. Our take focuses specifically on the semiotic strategy the print media used with some photographic images, so as to establish a national character in stark contrast with that of Argentina. Through a theoretical framework built on the semiotic and triadic model of Peirce, the text attempts to contribute conceptual and empirical elements to understand the meaning environment of the Uruguayan social imaginary.
El texto se dedica a reconocer y caracterizar las significaciones de lo nacional que intervienen en la cobertura periodística uruguaya del conflicto diplomático (2005-2013) que enfrentó a Uruguay y Argentina por la instalación de dos plantas de celulosa. A partir de un corpus de textos periodísticos publicados en momentos cuando el conflicto se desarrollaba con intensidad, el objetivo es abordar el funcionamiento icónico del imaginario social uruguayo. En particular, el análisis se focaliza en la explotación semiótica que hace la prensa escrita uruguaya de algunas imágenes fotográficas, para consolidar un carácter nacional en contraste con Argentina. Mediante una perspectiva teórica basada en el modelo semiótico y triádico de Peirce, el texto intenta aportar elementos conceptuales y empíricos para comprender la matriz de sentido del imaginario social uruguayo.