O CONHECIMENTO DISCURSIVO EM KANT

Revista Franciscana de Educação

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ISSN: 2675-7206
Editor Chefe: Valderesa Moro
Início Publicação: 01/10/2021
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O CONHECIMENTO DISCURSIVO EM KANT

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 4
Autores: A. S. Bergamasco, J. A. Krassuski
Autor Correspondente: A. S. Bergamasco | [email protected]

Palavras-chave: KANT, discurso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

: Nesse artigo pretende-se, de forma breve, apresentar a noção de conhecimento discursivo em Kant. O conhecimento humano envolve dois elementos: intuições e conceitos. As intuições têm a função de apresentar objetos à consciência; os conceitos, por sua vez, são modos de pensar tais objetos, reconhecendo-os como instâncias de propriedades ou características que eles possuem (ou podem possuir) em comum com outros objetos. Conhecer envolve capacidade cognitiva de representar notas características de objetos particulares de modo universal. Portanto, há um concurso entre sensibilidade e entendimento para que algo seja conhecido. No entendimento não há intuição, no sentido de possuir a capacidade de intuir conteúdos empíricos, logo, só há uma maneira pela qual o entendimento humano conhece, a saber, por conceitos. Uma vez que o entendimento constitua conteúdos representacionais, tais conteúdos devem poder ser expressos em juízos.



Resumo Inglês:

In this article intend, briefly to present the notion of discursive knowledge in kant. The human knowledge involves two elements: intuitions and concepts. The intuitions have the function of presenting objects to consciousness. The concepts are ways of thinking about such objects recognizing them as instances of properties or characteristics that they have (or can have) in common with other objects. Knowing involves cognitive ability to represent characteristic notes of particular objects in a universal way. There is a contest between sensitivity and understanding so that something is known. In the understanding there is no intuition in the sense of possessing the ability to intuit empirical contentes, therefore, there is only one way in which human understanding knows namely by concepts. Once the understanding constitutes representational content such content must be able to be expressed in judgments.