Emmanuel Levinas defende que a ética é a filosofia primeira, tendo como ocupação pri-mordial a alteridade, isto é, salvaguardar o outro da totalização, da generalidade, do englo-bamento ontológico, que para ele gera o mal do homem sobre o outro homem. No seu pensar, Levinas desenvolve a ética da alteridade, desenvolvendo categorias diversas, entre elas estão proximidade, refém e substituição. O que aqui procuramos demonstrar é a substituição como o ponto de chegada da ética da alteridade, assim, a substituição não é apenas uma mera categoria, mas como a responsabilidade por outrem, compõe o cerne da filosofia levinasiana.
Emmanuel Levinas défend que l'éthique est la première philosophie, ayant pour occupation primordiale l'altérité, c'est-à-dire de sauvegarder l'autre de la totalisation, de la généralité, de l'enveloppement ontologique, qui pour elle génère le mal de l'homme sur l'autre. Dans as réflexion, Levinas développe l'éthique de l'altérité en développant diverses catégories, par Miles quelles la proximité, l'otage et la substitution. Ce que nous essayons de démontrer ici, c'est que la substitution est le point d'arrivée de l'éthique de l'altérité. La substitution n'est donc pas simplement une catégorie, mais en tant que responsabilité dês autres, elle constitue le noyau de la philosophie levinasienne