Práticas enunciativo-discursivas de resistência: Visibilidade e Protagonismo de sujeites negres no campo artístico musical contemporâneo

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ISSN: 1982-7717
Editor Chefe: Maria Aurora Neta
Início Publicação: 01/12/2007
Periodicidade: Semestral

Práticas enunciativo-discursivas de resistência: Visibilidade e Protagonismo de sujeites negres no campo artístico musical contemporâneo

Ano: 2021 | Volume: 21 | Número: 1
Autores: H. S. P. Sousa, L. A. Luterman
Autor Correspondente: H. S. P. Sousa | [email protected]

Palavras-chave: Resistência. Protagonismo. Rap. Identidades. Práticas decoloniais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo objetiva analisar os discursos estigmatizados relacionados à raça, que revelam a marginalização do nicho social negre. Para isso, mobilizaremos o gênero discursivo rap: a música como mecanismo de resistência e protagonismo negre, representada por Pianista da rua 6, Tribo da Periferia. Nossa proposta é descrever, interpretar e analisar como hierarquias e estruturas sociais de classe e de raça têm influenciado a vida de sujeites negres. Para essa compreensão, fizemos uma contextualização do período colonial no Brasil (1500-1822) até a contemporaneidade para focalizar as condições sócio-históricas de irrupção do gênero em análise e o processo de construção e ressignificação da identidade, saberes e poderes do povo negre. Como resultado, encontramos a necessidade de mobilização de práticas decoloniais que propiciam e instigam mudanças estruturais/discursivas na sociedade.



Resumo Inglês:

This article aims to analyze the discourses through the discursive genre rap, music as a mechanism of resistance and black protagonism, represented for the song Pianista da rua 6, Tribo da Periferia. We intend to interpret and to analyze how social hierarchies and structures such as class and race have influenced the life of black people. For this understanding, we had to contextualize the colonial period in Brazil (1500-1822) until present time so that it would be able to focus on the socio-historical conditions that made the analysed musical genre break out and on the construction and re-signification process of black peoples’ identity, knowledge and power. As a result of this research, we found the need to mobilize decolonial practices that foster and instigate structural/discursive changes in our society.