Saberes da tradição popular e da academia na formação do Professor de Teatro: o projeto da Ufal

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Saberes da tradição popular e da academia na formação do Professor de Teatro: o projeto da Ufal

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 34
Autores: Marcelo Gianini
Autor Correspondente: Marcelo Gianini | [email protected]

Palavras-chave: Pedagogia do teatro; cultura popular; projeto pedagógico de curso; formação do professor de teatro; licenciatura em teatro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Apresentação e problematização do Projeto Pedagógico do Curso de Teatro Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas, que propõe, na formação do Professor de Teatro para a Educação Básica, o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos com as manifestações espetaculares da tradição popular brasileira. Trata-se de proposição pedagógica do Colegiado deste curso, formulada em uma perspectiva ampliada do teatro e que pode ser significativa para o ensino e a aprendizagem da linguagem teatral no Brasil. A problematização se faz a partir das reflexões sobre cultura, da etnóloga Manuela Carneiro da Cunha, e do conhecimento tácito do artífice, do filósofo Richard Sennett.



Resumo Inglês:

The presentation and scrutinization of the Pedagogical Project of the Graduation Theater Course, in Universidade Federal de Alagoas, which proposes, in the formation of the Theater Teacher for Basic Education program, the dialogue between academic knowledge and the spectacular manifestations of Brazilian popular tradition. It is a pedagogical proposition of the Collegiate of this course, formulated in an extended perspective of the theater and that can be significant for the teaching and learning of theatrical language in Brazil. The scrutinization is made from the reflections on culture, by the ethnologist Manuela Carneiro da Cunha, and from the tacit knowledge of the artificer, by the philosopher Richard Sennett.