Epistemologia das artes cênicas: interfaces entre teoria pedagógica e prática escolar

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Epistemologia das artes cênicas: interfaces entre teoria pedagógica e prática escolar

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 34
Autores: Lisinei Fátima Dieguez Rodrigues, Marta Isaacsson Souza e Silva
Autor Correspondente: Lisinei Fátima Dieguez Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: Artes cênicas; epistemo-logia das artes cênicas; educação básica; Currículo; legislação educacional

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho surgiu do questionamento sobre a forma como a docência em artes cênicas na educação básica apresenta-se a partir dos documentos oficiais, tais como súmulas, currículos e programas de ensino. Ao trazer a epistemologia das artes cênicas como conceito operatório buscou-se analisar teorias de currículo e práticas escolares. Incluiu-se nesse cenário alusões aos processos formativos em arte trazidos pelas Leis de Diretrizes e Basesda Educação Brasileira, por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Por considerar que essas diferenças constituem alterações que provocam mais do que ajustes nos tempos e espaços para a aprendizagem, procurou-se identificar de que forma essas configurações impõem-se como epistemologia para as artes cênicas na escola.



Resumo Inglês:

This work arose from the questioning of how teaching in the performing arts in basic education is presented from the official documents, such as summaries, curricula and teaching programs. Bringing the epistemology of the performing arts as operative concept sought to analyze curriculum theories and school practices. Included in this scenario were allusions to the formative processes in art brought by the Laws of Education and Bases of Education, to documents such as the National Curricular Parameters and the National Basic Curricular. Considering that these differences constitute changes that provoke more than adjustments in the times and spaces for learning, we tried to identify in what form these configurations impose themselves as epistemology for the performing arts in the school.