Acessibilidade e Teatro: a presença das pessoas com deficiência visual como provocação

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Acessibilidade e Teatro: a presença das pessoas com deficiência visual como provocação

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 34
Autores: Jefferson Fernandes Alves
Autor Correspondente: Jefferson Fernandes Alves | [email protected]

Palavras-chave: Audiodescrição; recep-ção teatral; ensino de teatro; deficiência visual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho procura refletir sobre a acessibilidade, considerando a interface Acessibilidade/Teatro empreendendo dois movimentos argumentativos. No primeiro deles, enfocamos estudos que se dedicam à audiodescrição do espetáculo de teatro, tendo como referência a recepção teatral, na perspectiva da formação de espectadores. Na segunda parte, tratamos da acessibilidade nos contextos educacionais, considerando o teatro e seu ensino, cuja linha de argumentação assumida em relação à recepção teatral ajuda-nos a pensar não apenas na adaptação curricular do ensino do teatro, mas na perspectiva de sua reinvenção por intermédio da potência epistêmica, estética e política da acessibilidade e da presença, na escola, de crianças e jovens com deficiência visual.



Resumo Inglês:

 The present work seeks to reflect upon the accessibility, considering the interface Accessibility/Theatre employing two argumentative movements. In the first of those, we focus on studies dedicated to the audio description of the spectacle of theatre, having as reference the theatrical reception, in the perspective of formation of spectators. In the second part, we treat with accessibility in the educational contexts, considering the theatre and its teaching, whose line of argument assumed in relation to the theatrical reception help us to think not only on the curricular adaptation of the teaching of theatre, but on the perspective of its reinvention through epistemic potency, aesthetics and politics of accessibility and of presence, in school, of children and youths with visual impairment.