Colcha de Memórias: Epistemologias Feministas nos Estudos das Artes da Cena

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Colcha de Memórias: Epistemologias Feministas nos Estudos das Artes da Cena

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 33
Autores: Maria Brígida de Miranda
Autor Correspondente: Maria Brígida de Miranda | [email protected]

Palavras-chave: Teatro Feminista, hers-tory, encenações, educação, universidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, faço um relato sobre o desenvolvimento dos estudos de teatro feminista e de gênero no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis. Conto uma herstorysobre a minha experiência como professora dessa instituição. Creio que este ato de apresentar o meu trabalho na área de teatro feminista pode gerar ecos e rememorações em quem (me) lê, posto que meu relato evoca o nome e as ações de outras pessoas e agrega o trabalho de colegas pesquisadoras e artistas em várias instituições brasileiras. Sei que algumas delas escreveram para este Dossiê Temático e por isso sinto que neste emaranhado virtual cada uma urde o tecido de suas experiências.  Invento, então, este meu artigo segundo a metáfora da colcha de retalhos, para que minhas rememorações ajudem leitoras e leitores a comporem, com base nesses retalhos de memória, uma imagem múltipla e complexa das práticas teatrais feministas contemporâneas que afloram nas universidades brasileiras.



Resumo Inglês:

 In this essay, I attempt to describe the development of the gender and feminist theatre studies at the Theatre Department and on the Postgraduate Theatre Program of the University of the State of Santa Catarina (UDESC), in Florianópolis. By telling  “herstory” of on my own experience as a lecturer in this institution, I believe that this act of telling of myself as one working on feminist theatre studies might generate echoes and remembrances in who rea- ds(me). Once, my report evokes names and actions of third persons and adds up to the work of fellow researchers and artistes in a number of Brazilian institutions. I am aware that some of them have addressed this issue of the Journal Urdimento and thus I feel that in this virtual web each one of us wea- ves the texture of one ́ own experiences. In this context, I feel a patchwork would be a fitting expression for my recollections, and should some guidance to the readers, so as to create a multiple and complex image of the feminist theatrical practices flourishing at Brazilian universities.