Neste artigo pretendo apresentar uma das questões que venho trabalhando em minha pesquisa de doutorado referente à investigação de práticas cênicas feministas, relacionada à produção de lixos e descartes (concretos, como resíduos alimentares; metafóricos, como a lapidação do vocabulário), e à possibilidade de criação a partir deste material. Como aporte teórico principal optei pela antropóloga Mary Douglas, e sua obra Pureza e Perigo: ensaio sobre a noção de poluição e tabu(1966), na qual discute a questão do descarte como algo que está fora de alguma ordem estabelecida. Para construir tal discussão, trago para dialogar comigo a personagem Ternurinha, uma mulher em situação de rua, criada no ano de 2009 durante minha graduação em Teatro na UFRGS, e que me acompanha ainda hoje.
In this article I intend to present one of the questions that I have been working on in my doctoral research concerning the investigation of feminist theather practices, related to the production of trash and discards (concrete, food waste, metaphorical, like stoning of vocabulary), and the possisblity of creation from this material. As a main theoretical contribution I opted for the anthropologist Mary Douglas, and her work Purity and Danger: Essay on the Notion of Pollution and Taboo (1966), in which she discusses the issue of discarding as something outside of some established order. In order to construct such a discussion, I bring the character Ternurinha, a street woman, created in 2009 during my first degree in Theater at UFRGS, and who is still with me today.