Protagonismo da mulher em cena, análise do espetáculo Acuados, coreografia-denúncia

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Protagonismo da mulher em cena, análise do espetáculo Acuados, coreografia-denúncia

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 33
Autores: Suzane Weber Silva
Autor Correspondente: Suzane Weber Silva | [email protected]

Palavras-chave: Feminismo; coreografia; violência contra a mulher; patriarcado; Eva Schul

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo visa abordar alguns conceitos de feminismo e de gênero no Brasil, país onde o patriarcado é central no apoio à maioria das desigualdades e opressões sofridas pelas mulheres sobretudo no âmbito privado. O artigo também exalta o protagonismo da mulher nas artes cênicas, tendo como foco principal a trajetória artística da coreógrafa Eva Schul e sua atuação na dança e no teatro no Sul do Brasil. O artigo também apresenta uma análise da coreografia Acuadoscom direção de Eva Schul. Trata-se de uma coreografia-denúnciaproduzida para celebrar os vinte cinco anos da Ânima Cia de Dança e marcar os dez anos da lei brasileira Maria da Penha. Os aspectos de opressão vividos pelas mulheres no âmbito doméstico são descritos aqui a partir da coreografia Acuadosentremeados a luz de um olhar feminista. 



Resumo Inglês:

This article aims to approach some concepts of feminism and gender in Brazil, a country where patriarchy is central to supporting most of the inequality and oppression that women suffer, especially in the private sphere. The work also extols women’s prominence in the performing arts and focuses mainly on the artistic career of the choreographer Eva Schul and her parti- cipation in dance and theater in South Brazil. It also presents an analysis of the choreograhy Acuados, directed by Eva Schul. This is a protest-choreography that was produced to celebrate the 25th anniversary of the dance company Ânima Cia de Dança and to mark the tenth anniversary of the Brazilian law Maria da Penha. The aspects of oppression experienced by women in the domestic sphere are described herein based on the choreography Acuados, interspersed with insights from a feminist perspective.