O artigo analisa, mediante um levantamento documental, experiências, posicionamentos, questionamentos de pessoas de teatro - tais como Heinrich von Kleist(1777-1811),Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Meyerhold (1874-1940), Etienne Decroux (1898-1991) -cujas pesquisas teatrais procuraram suscitar inquietações relativas à proposta de uma linguagem expressiva do Teatro de Animação como meio para uma nova concepção do papel e da técnica do ator. O presente escrito procura também interrogar o modo como tais práticas afetaram os programas de formação do ator contemporâneo, especificamente os do ator animador, trazendo como princípio a ideia de marionetização. Neste sentido, animar se compreende como um princípio para as relações que estabelece o ator ao se expressar teatralmente por meio do corpo-animado, afetando o espaço, o tempo e o publico.
This article analyzes the experiences, positioning and questioning of theater people ─ such as Heinrich von Kleist (1777- 1811), Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Meyerhold (1874-1940), Etienne Decroux (1898-1991) ─ whose theatrical researches have sought to raise concerns about the proposal of an expressive language of the Theater of Animation as a means for a new conception of the role and technique of the actor. The present paper also seeks to question how such practices affected contemporary actor training programs, especially those of the entertainer actor, bringing the idea of Marionetization as a principle. In this sense, to animate is understood as a principle for the relations that establishes the actor when expressing through the body-animated, affecting the space, the time and the public.