Este artigo pretende refletir acerca da trajetória do ator Lorival Pariz (1934-1999), profissional de teatro e cinema, que participou de relevantes montagens e filmagens da história do teatro e do cinema nacional. Podem ser citadas: As Três Irmãs, Um Grito Parado no Ar, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiroe O País dos Tenentes. Pretendemos olhar as escolhas de Lorival Pariz à luz da história, confrontando as relações entre atuação/teatro/cinema/história. Procurando, assim, escrever uma história do espetáculo, valorizando sua trajetória, suas escolhas dramatúrgicas e seu ofício de ator.
This article intends to reflect on thetrajectory of the actor Lorival Pariz (1934- 1999), theater and cinema professional who participated in relevant montages and filming of the history of the theater and the national cinema. They can be cited: As Três Irmãs, Um Grito Parado no Ar, O Dragãoda Maldade Contra o Santo Guerreiro and O País dos Tenentes. We intend to look at Lorival Pariz’s choices in the light of history, confronting the relations between acting /theater / movie theater/ history. Trying to write a story of the show valuing its trajectory, its dramaturgical choices and its acting profession.