Este artigo busca explorar a relação entre o pensamento de Antonin Artaud e as tragédias de Sêneca, sugerindo sua importância para o desenvolvimento de certa vertente da dramaturgia contemporânea. Apoiando-nos na fortuna crítica recente sobre esses autores, voltamos a documentos fundamentais desse debate, a fim de sugerir de que forma a leitura revitalizante da obra trágica de Sêneca vem a ser operada por Artaud. Acreditamos que os desdobramentos de suas considerações sobre sangue [cruor] e corpos em cena são importantes não apenas em práticas e teorias renovadas do teatro, mas também em algumas das considerações modernas sobre as origens ritualísticas do drama.
This article intends to explore the relation between the thought of Antonin Artaud and the tragedies of Seneca, suggesting its importance to the development of a certain strand of contemporary dramaturgy. Relying on the recent critical fortune on these authors, we return to fundamental documents of this debate, in order tosuggest how the revitalizing reading of Seneca’s tragic works is operated by Artaud. We believe that the unfolding of his considerations about blood [cruor] and bodies in scene are important not only in renewed theater theories and practices but also in some of the modern considerations about the ritualistic origins of drama.