Editorial/Apresentação

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Editorial/Apresentação

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens, Tiago Mundim
Autor Correspondente: César Lignelli | [email protected]

Palavras-chave: Editorial, Apresentação, Voz e Cena

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Editorial / Apresentação

por César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens e Tiago Mundim

O tilintar do encontro das taças, o olho no olho e as vozes ecoando tintim, podem sintetizar a sensação deste coletivo de professoras e professores que se dedicam aos estudos vocais e demais sonoridades da cena. Isto porque, mesmo atravessadas e atravessados pela enxurrada de intempéries de ordens diversas, iniciamos em 2020 uma nova aventura com o lançamento da Revista Voz e Cena. 

Porém, antes de dar o primeiro gole, lembremos que o início do coletivo se deu através da iniciativa de Fernando Aleixo (UFU) em organizar o I Seminário A Voz e a Cena, que ocorreu na Universidade Federal de Uberlândia (MG) em 2011. Desde então nos encontramos anualmente a fim de debater, compartilhar e brindar nossas dúvidas, pesquisas e práticas. O II Seminário foi realizado em Florianópolis (SC) preparado por Janaína Martins - UFSC e Daiane Dordete - UDESC, o III em Brasília (DF), coordenado por César Lignelli e Sulian Vieira - UnB, o IV em Ouro Preto (MG), organizado por Marco Alvarenga (UFOP), o V em Teresópolis (RJ) coordenado por Jane Celeste Guberfain, Natália Fiche, Leticia Carvalho e Domingos Sávio - UNIRIO, o VI em Salvador (BA) organizado por Meran Vargens, Elaine Cardim e Ana Flávia Hamad - UFBA, o VII em Dourados e Bonito (MS) organizado por Marcos Chaves, Gina Tocchetto e Michel Mauch - UFGD, o VIII ocorreu em João Pessoa (PB) organizado por Adriana Fernandes - UFPB, Elthon Fernandes - UFPB e Rose Martins - UFPE, o IX em Fortaleza (CE) sob a organização de Danilo Pinho - IFCE e o X será realizado, quando possível, em Rio Branco (AC) por Leonel Carneiro e Thales Branche - UFAC.

Ainda no percorrer dos olhos nos olhos entre colegas, lembramos que antes da Revista Voz e Cena inúmeras publicações emergiram desses encontros. Os livros Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais organizado por Lignelli e Guberfain em 2019 e Práticas e Poéticas Vocais (Volume 1 e 2) lançados respectivamente em 2014 e 2016, organizados por Aleixo, Martins e Dordete estão relacionados a temáticas apresentadas respectivamente na quinta, primeira e segunda edições do seminário. Também o dossiê Poéticas Vocais (2018) da Revista Repertório do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (UFBA) organizado por Vargens, Cardim e Hamad e o dossiê Som, Palavra e Performance 2 (2015) da Revista VIS do Programa de Pós-Graduação em Arte (UNB) organizado por Lignelli advém respectivamente das experiências da sexta e da terceira edições do seminário.

E eis nosso primeiro gole, quando em 2018 insurge o desejo no coletivo de um periódico com escopo inédito no país, que abarcasse pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas relacionadas a sonoridades e visualidades em processos estéticos e pedagógicos. Assim, após longa maturação, abre-se em 2020 a Revista Voz e Cena, estabelecendo primeiramente a parceria entre as IES representadas no IX Seminário A Voz e a Cena por professoras e professores atuantes nos cursos de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

No decorrer dos goles revela-se uma bebida elaborada com aromas diversos, curtida por dez anos e dotada de complexidade, frescor e retrogosto inesperado. Em minúcias começamos este número com doze artigos que abarcam aspectos metodológicos, conceituais, discursivos, técnicos e estéticos da voz. Seguimos com uma tradução, uma entrevista, um relato de experiência e dois registros audiovisuais.

E assim, chegamos à segunda taça. Sua hora de degustar com apreço. Tintim!