O artigo propõe uma análise dos romances sentimentais homoeróticos, investigando-os como dispositivos de elaboração de modelos normativos de relações sexuais e afetivas protagonizadas por personagens homossexuais masculinos. A partir da leitura crítica de três romances representativos desse gênero ficcional, interroga-se a existência de marcas distintivas em tais “romances de amor”, as especificidades em suas tramas e em que medida se enquadram ou reforçam as gramáticas que regem essa produção literária de cunho popular. Busca-se compreender, assim, as diferentes configurações discursivas sobre as quais os sentidos do homoerotismo masculino são pensados e problematizados neste espaço ficcional, segmento pouco explorado tanto nos estudos literários como no campo das investigações em gênero e sexualidade.
The article proposes an analysis of homoerotic sentimental novels, investigating them as devices for the elaboration of normative models of sexual and affective relationships played by male homosexual characters. From the critical reading of three novels representative of this fictional genre, the existence of distinctive marks in such "love romances" is questioned, the specifics in their plots and to what extent they fit or reinforce the grammars that govern this literary production of popular stamp. Thus, the aim is to understand the different discursive configurations on which the meanings of male homoeroticism are thought and problematized in this fictional space, a segment little explored both in literary studies and in the field of investigations in gender and sexuality.