A performance musical como perspectiva das propostas teórico-analíticas de Schenker e de teóricos neoschenkerianos

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

A performance musical como perspectiva das propostas teórico-analíticas de Schenker e de teóricos neoschenkerianos

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 3
Autores: Renata Coutinho de Barros Correia, Adriana Lopes da Cunha Moreira
Autor Correspondente: Renata Coutinho de Barros Correia | [email protected]

Palavras-chave: Análise e performance musical, Heinrich Schenker, Neoschenkerianismo, Gráfico em multiníveis, Parâmetros musicais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Tendo a experiência em performance como perspectiva do discurso, o artigo parte da contextualização das duas primeiras fases de Schenker com base nas publicações Die Kunst des Vortrags (“A arte da performance”), Der Tonwille (“Análise musical contextual”) e Das Meisterwerke in der Musik (“As obras-primas da Música”). Discute a sua influência teórico-analítica e a concepção de performance em estudos relacionados à subárea Análise e Performance Musical, identificando vinculações entre estrutura e expressividade em análises do próprio Schenker e de teóricos neoschenkerianos. Demonstra como a percepção da interlocução entre eventos métricos e de vozes condutoras serviu como embasamento a questões de modelagem em estudos de Charles Burkhart, Steve Larson, Carl Schachter e David Beach. Este estudo não se furta de considerar os aspectos fortemente prescritivos presentes nessas propostas, mas procura estudá-los sob perspectivas de pesquisa atuais.



Resumo Inglês:

Performance experience is the perspective of this article’s discourse, which starts from the contextualization of Schenker’s first two phases, based on the publications Die Kunst des Vortrags (“The art of performance”), Der Tonwille (“Contextual Music Analysis”) and Das Meisterwerke in der Musik (“The masterpieces of music”). Contextualized by a discussion about his theoretical-analytical influence and conception of performance in studies related to the Analysis and Musical Performance subarea, it identifies links between structure and expressiveness in Schenker and neo-schenkerian theorists’ analyses. It demonstrates how the perception of the interlocution between metrical events and voice leading served as basis for sound modelling issues in studies elaborated by Charles Burkhart, Steve Larson, Carl Schachter and David Beach. This work does not fail to consider the strongly prescriptive aspects present in these proposals, but seeks to study them from current research perspectives.