A presente resenha trata do livro "Marx no fliperama: Videogames e luta de classes”, que faz uma análise temática do referido livro. Na obra,o autor faz uma investigação da moderna indústria dos jogos eletrônicos sob a perspectiva do Materialismo Histórico, buscandocompreender os videogames em sua totalidade, desde a história do jogar, passando pela produção, comércio, relações de produção e organização da classe trabalhadora envolvida na produção destes jogos. Esta é uma obra que demonstra que os videogames, assim como toda a sociedade, sãocampo de disputa entre as classes sociais, e neste momento está quase completamente controlada pela burguesia. Para o autor, esse quadro deve ser alterado.
This review deals with the book "Marx in the arcade: Videogames and class struggle", which makes a thematic analysis of the referred book. In the work, the author investigates the modern electronic games industry from the perspective of Historical Materialism, seeking to understand video games in their entirety, from the history of playing, through production, trade, production relations and the organization of the working class involved in the production of these games. This is a work that demonstrates that videogames, as well as all of the society, are a field of dispute between social classes, and at the moment it is almost completely controlled by the bourgeoisie. For the author, this situations hould be changed.
MARXISMO E VIDEOGAMES PARA ALÉM DA IMAGEMRevista RBBARevista Binacional Brasil ArgentinaVol. 10, num. 2, dez/2021, p. 406-413407disputa entre as classes sociais, e neste momento está quase completamente controlada pela burguesia. Para o autor, esse quadro deve ser alterado.PALAVRAS-CHAVE: Marxismo. Materialismo Histórico. Vídeogames. Luta de classes.RESUMENEsta revisión trata sobre el libro "Marx en el flipper: videojuegos y lucha de clases”, que hace un análisis temático del libro referido. En la obra, el autor investiga la industria moderna de los juegos electrónicos desde la perspectiva del Materialismo Histórico, buscandoentender losvideojuegosen su totalidad, desde la historia de juego, pasando porla producción, el comercio, las relaciones de producción y la organización de la clase trabajadora involucrada en la producción de estos juegos. Este es un trabajo que demuestra que los videojuegos, así como la sociedad en su conjunto, son campo de disputa entre clases sociales, y en este momento está casi completamente controlado por la burguesia. Para el autor, este cuadro debe cambiarse.