Vício, metateatralidade e enfado em The Connection, de Jack Gelber

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Vício, metateatralidade e enfado em The Connection, de Jack Gelber

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 41
Autores: Esther Marinho Santana
Autor Correspondente: Esther Marinho Santana | [email protected]

Palavras-chave: Teatro estadunidense, Jack Gelber, Metateatro, Off-Broadway

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo analisa The Connection, de Jack Gelber, estreada em 1959, no Living Theatre, onde se tornou um fenômeno cultural da Off-Broadway nova-iorquina. Utilizando o recurso da peça-dentro-da-peça, a obra mescla a espera de um grupo de viciados em heroína pela chegada de seu fornecedor, apresentada de modo bastante desimpedido, com o registro do próprio processo de dramatização do cotidiano de usuários de narcóticos. Através do estudo de sua ossatura metateatral, bem como de suas ambíguas provocações a diversas tendências formais e temáticas típicas do mainstream estadunidense coetâneo, propõe-se como uma legítima singularidade o seu investimento deliberado no enfado das plateias.