A ironia, a paródia e o riso como elementos de crítica social na dança brasileira de origem africana

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A ironia, a paródia e o riso como elementos de crítica social na dança brasileira de origem africana

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 28
Autores: Maria de Lurdes Barros da Paixão, Maria Consuelo Oliveira Santos
Autor Correspondente: Maria de Lurdes Barros da Paixão | [email protected]

Palavras-chave: Corpo; performan-ce; riso; ironia; paródia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A proposta deste artigo é estabelecer a inter-relação entre corpo, performance e antropologia através da análise de criações cênicas de intérpretes-criadores que se fundamentam em referências de origem africana e cuja proposta é a desconstrução de parâmetros que estereotipam realidades socioculturais do contexto nacional. Através de suas performances se observam elementos de crítica social e também apresentação de novas configurações para tratar  temáticas afro-brasileiras. O riso, a paródia e a ironia, elementos bastante ressaltados na estética pós-moderna, são utilizados nas obras “O Samba do Crioulo Doido”, “Xirê Obirikiti” e “Bordados de Corpos”, como elementos que possibilitam a reflexão e desconstrução das temáticas corpo-negro-exportação, erotismo, sexualidade, opressão, contestação, transgressão, etc., através de performances subversivas corporais e cênicas.



Resumo Inglês:

The purpose of this article is to establish the interrelationship between body, performance and anthropology by analyzing scenic creations of performers-creators that are based on references of African origin and whose purpose is the deconstruction of parameters that producing stereotypes of social and cultural realities of the national context. Through their performances elements of social criticism are contemplated and also the presentation of new settings treating African-Brazilian themes. The laughter, parody and irony, elements quite emphasized in postmodern aesthetics, are used in the works O Samba do Criolu Doido ,Xirê Obirikiti and Bordados de Corpos,as elements that allow reflection and deconstruction of thematic body-black-export, eroticism, sexuality, oppression, protest, transgression, etc., through body and performing subversive performances