O artigo aborda pesquisas realizadas desde 1980 sobre a Umbanda, relacionadas às origens do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), apresentando as confluências entre estes dois processos corporais de categorias distintas. Dentre os tópicos abordados estão o aumento da percepção, o estabelecimento de um percurso interior sensível, as preparações e integrações entre corpo e espaço e a liberação de travas no corpo. O volume de pesquisas empreendidas possibilita que nesse momento possam ser expressas as principais sínteses dessas investigações, as quais levam a constatar a importância de estudos que aprofundem os aspectos psicofísicos relacionados às artes da cena.
The article approaches research carried out since 1980 on Umbanda, related to the origins of the Dancer-Researcher-performer (BPI) method, presenting the confluences between these two bodily processes belonging to different categories. Among the topics covered are: the increase in perception, the establishment of a sensitive inner path, the preparations and integrations between body and space and the release of locks in the body. The volume of research undertaken makes it possible at this time to express the main syntheses of these investigations, which lead to note the importance of studies that deepen the psychophysical aspects related to the arts of the scene.