Uma genealogia para a palestra-performance

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Uma genealogia para a palestra-performance

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 28
Autores: Marco Catalão
Autor Correspondente: Marco Catalão | [email protected]

Palavras-chave: Crítica teatral; pa-lestra-performance; performance; crítica rapsódica; arte contemporânea

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A tentativa de estabelecer uma genealogia para a palestra-performance pode esclarecer algumas das principais questões articuladas por sua prática, bem como os motivos de sua vigência na criação e na reflexão artística contemporânea. Através da referência a alguns antecedentes óbvios, como as ações de John Cage, Robert Morris e Joseph Beuys, e outros menos evidentes, como alguns contos de Jorge Luis Borges e algumas exposições de pintores como Gustava Courbet, pretendo demonstrar que a palestra-performance é um dos avatares de um processo mais amplo de apropriação do espaço crítico como espaço cênico e de rapsodização da crítica que estabelece uma nova relação entre crítica e criação.



Resumo Inglês:

The attempt to establish a genealogy for the lecture performance can clarify some of the main issues articulated by its practice, as well as the reasons for its validity in contemporary artistic creation and reflection. Through reference to some obvious antecedents, such as the actions of John Cage, Robert Morris and Joseph Beuys, and others less obvious, such as some tales by Jorge Luis Borges and some exhibitions by painters such as Gustava Courbet, I intend to demonstrate that the lecture performance is one of the avatars of a broader process of appropriation of the critical space as a scenic space and of rhapsodization of criticism that establishes a new relationship between criticism and creation.