Este artigo discute a presença do texto nos processos de ensino e aprendizagem de teatro, colocando em interface os campos do teatro, da literatura e da educação. Práticas de leitura em performance (Zumthor, 2007), associadas à abordagem lúdica proveniente do fazer teatral, delineiam as ações de encontro com o texto na aula: ler, proferir, escutar e ver, ao invés de dramatizar ou encenar. Através de três experiências com o texto Macbeth, a autora discute o percurso proposto aos jogadores, que partiu da ênfase na teatralidade - atuação e criação de cenas - para a ênfase na leitura do texto.
This article discusses the presence of text in the processes of teaching and learning theater, putting in interface the fields of theater, literature and education. In performance reading practices (Zum- thor, 2007), associated with the playful approach derived from the theater making, outline the actions that provide the meeting with the text in the classroom: reading, speaking, listening and seeing, rather than dramatizing or acting. Through three experiences with the text Macbeth, the author discusses the proposal made to the players, which started from the emphasis on theatricality - performance and creation of scenes - to the emphasis on reading the text.