Uma prática performática na dança-teatro: o uso de experiências pessoais como dramaturgia e como processo formativo

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Uma prática performática na dança-teatro: o uso de experiências pessoais como dramaturgia e como processo formativo

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 28
Autores: Jeferson de Oliveira Cabral
Autor Correspondente: Jeferson de Oliveira Cabral | [email protected]

Palavras-chave: Dança-teatro; dramaturgia; Wuppertal Tanztheater; expe-riência; Pina Bausch

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo reflete sobre o processo artístico do grupo alemão de dança-teatro, Wuppertal Tanztheater, dirigido pela coreógrafa Pina Bausch. O foco da escrita está na criação de dramaturgia através de experiências pessoais do grupo. Os estudos referentes à dança-teatro de Bentivoglio (1994), Fernandes (2000) e Galhós (2010) são aportes centrais para o entendimento desta vertente artística, assim como as noções de experiência de Larrosa (2011). Na metodologia são utilizadas referências teóricas, vídeos, imagens e interpretação de depoimentos dos membros do grupo e de Bausch. As reflexões possibilitam inferir que a individualidade de cada bailarino/ator é essencial no trabalho do Wuppertal, pois os espetáculos são criados coletivamente, mas a partir de experiências pessoais, da vida cotidiana dos seus integrantes. 



Resumo Inglês:

The article reflects on the artistic process of the German group of dancetheater, Wuppertal Tanztheater, directed by choreographer Pina Bausch. The writing focus is on creating drama through personal experiences of the group. Studies on the dance-theater Bentivoglio (1994), Fernandes (2000) and Galhós (2010) are central contributions to the understanding of this artistic movement, as well as the notions of experience by Larrosa (2011). As methodology are used theoretical references, videos, images and interpretation of testimonies of members of the group and Bausch. With these reflections are possible to infer that the individuality of each dancer/actor is essential in the work of Wuppertal, because the plays are created collectively, but from personal experience, the everyday life of its members.