Este artigo apresenta um estudo da comédia enquanto gênero dramático, observando suas especificidades teóricas, além de discutir alguns elementos e conceitos fundamentais do gênero, tais quais fábula, personagem, espaço, tempo, ação, linguagem, catarse, entre outros, tomando como ponto de partida a Poética de Aristóteles, a fim de poder fornecer pressupostos de análise para seu estudo. Pretende-se tratar da diversidade de abordagens e conceitos acerca da comédia, assim como da variedade de subgêneros na dramaturgia ocidental, evidenciando a importância do papel do leitor-espectador na definição do que constitui uma comédia.
This article presents a study of comedy as a dramatic genre, observing itstheoretical specificities, and discusses some fundamental elements and concepts of the genre, such as fable, character, space, time, action, language, catharsis, among others, taking as point of departure the Poetics of Aristotle, in order to be able to provide tools of analysis for his study. It is intended to deal with the diversity of approaches and concepts about comedy, as well as the variety of subgenres in Brazilian and world dramaturgy, highlighting the importance of the role of the reader-spectator in definingwhat constitutes a comedy.