Este artigo relata o processo de criação do projeto de iluminação cênica para o espetáculo Darwin com suas características colaborativas e performativas. Pretende ainda apresentar as características de uma possível luz performativa aplicadas ao processo de criação na concepção participativa do espetáculo e defender a atuação do operador de luz como performer que atua no espetáculo executando a luz em sua expressão e linguagem, interferindo na cena e interagindo com as outras sensorialidades e demais performers da encenação. Para isso, confronta o conceito de teatro performativo de Josette Féral com a possibilidade de considerar a operação da luz como ato performativo e sua criação e expressão como elemento constitutivo da performance no conceito de Marvin Carlson, defendendo, assim, o conceito elaborado e definido como performatividade da luz
This article reports the creative process of the lighting design project for the theatre piece Darwin and its collab orative and performative aspects. It also intends to present the possible proper ties of a performative light applied to the process of participatory creation and the light performance in interaction with the scene and the other performers and sensorialities of the spectacle. On this goal, it faces the Marvin Carlson’s concept of performance and Josette Féral’s perfor mativity with the new concept of lighting performativity, considering stage lighting as a performative act and its creation and expression as a constitutive element of perfomative theatre.