Neste artigo investigamos de que maneira a cor-luz e os aspectos vivenciais da performance contribuem ao percurso poético do artista Hélio Oiticica durante a criação da ambientação cênica do show Gilberto Gil in Concert realizado Nova Iorque [1971]. Como eixo conceitual buscamos suporte nos estudos da cor de Wassily Kandisky, no conceito de iluminação cênica de Denis Bablet e no traçado poético dos escritos de Oiticica. A partir dos documentos iconográficos, considerando a interlocução estética decorrente do momento tropicalista, pretendemos esclarecer de que maneira neste show a materialidade do som, da luz e da cenografia ativam a imagem para a participação vivencial no ambiente.
On this article we can investigate how the light-colour and the experience aspects could contribute to Hélio Oiticica’s visual poetry during the creation of an environmental scenography for the show Gilberto Gil in Concert held in New York [1971]. As a conceptual axis we found basis on the color studies from Wassily Kandinsky, on the light concepts of Denis Bablet and on the poetic traces written by Oiticica. Starting from the iconographic documents, considering the aesthetics interlocution between artists from the tropicalist moment, we aim to clarify how sound, light and scenography materiality could activate the image in direction to a living participation on the scenic environment.